sexta-feira, 29 de outubro de 2010

AS BRUXAS


Elas existem? Dizem que sim...

Mas é aquela bruxa má (de chapéu preto, nariz comprido e risada sarcástica) ou uma bruxinha bonitinha, cheia de poderes?

Na real, o que mais se fala é nas bruxarias que assustam, pois há uns 2500 anos o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, eles colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

No Brasil é bem recente a comemoração, chagada pelos norteamericanos, principalmente vinda da televisão. Os cursos de lingua inglesa incentivavam os alunos a valorizar a data.

Sem muita divulgação, foi criado o Dia do Saci (também em 31/10) para que o nosso rico folclore não fosse esquecido.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

2012


Conforme o ano de 2012 se aproxima, cientistas, religiosos e místicos do mundo inteiro correm atrás de pistas deixadas por civilizações e profetas do passado explicando como será o fim dos tempos. Em diversas culturas ancestrais o ano de 2012 é marcado nos calendários como o 'Armagedom', o 'apocalipse', o 'fim do mundo', 'o juízo final', 'o fim de um ciclo' e, nos mais otimistas, 'o ano em que esta era terminará e outra, melhor, será iniciada'. Convido os leitores a olharem para trás e verem quantas outras vezes algo semelhante já foi levantado.
Dá pra acreditar?
****
O fim do monopólio da Globo no futebol vai inflacionar ainda mais. Muito mais dinheiro vai rolar neste esporte. A Record virá com tudo, e, assim como ganhou a Olimpíada, ganhará o Brasileiro pois oferece mais que o mercado pode suportar, com o objetivo de tirar a Venus Platinada da área. Pelo menos uma coisa de boa: na Record os jogos serão mais cedo e não as 22h. Quem viver, verá.
****
Grenal de ontem foi de intensa movimentação, com dois times atacando, sem grandes retrancas. O Gremio esteve melhor no primeiro tempo e, não fosse a lentidão do Douglas, poderia ter feito mais um ou dois. Depois, o Inter tomou conta e com uma troca de passes precisa buscou o empate. Bom jogo, na despedida do Simon.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

24 de OUTUBRO

Muitas vezes me perguntei: o que aconteceu em 24 de outubro ( domingo que vem), pra ser nome de Rua, Praça, Avenida, entre outros, em várias cidades.
Pois bem, dia 24 de outubro de 1930 foi a data em que os militares cariocas depuseram Washinton Luiz, pouco antes do fim do seu mandato. O poder ficou com Getulio Vargas, iniciando a Era Vargas. Fou duarante a Guerra Civil ou Revolução de 30.
****
Me contaram que o goleiro Renan, do Inter, tem problema de pressão, pois não se consegue achar seus braços pra medí-la. Brincadeira, né. É que o homem parece motorista de Kombi, bracinhos curto, nunca acha a bola. Tá na hora de trocar ou o Inter vai afundar.
****
Acessem http://videolog.uol.com.br/paulofachel e vejam vídeos da Confraria, gravados no bar Portugália.
****
Corre solto na aldeia que Haroldo de Souza sai da Guaíba/Record e vai pra Band, que está papando todo mundo.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A origem dos números



Os números que escrevemos são formados por algarismos (1, 2, 3, 4, etc) chamados de algarismos arábicos, para distinguí-los dos algarismos romanos (I; II; III; IV; etc.).

Os árabes popularizaram esses algarismos, mas sua origem remonta aos tempos mercadores fenícios que os utilizavam para contar e para fazer a contabilidade comercial

Você já se perguntou alguma vez, por que 1 é “um”, 2 é “dois”, 3 é “três.......?

Qual a lógica que existe nos algarismos arábicos?


É a quantidade de ângulos no algarismo

Veja, acima, como eram escritos os algarismos na sua forma primitiva e constate!...
O mais interessante é o 'zero" (sem angulo algum), por isso é redondo.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia dos Animais

Hoje, dia 4 de Outubro, comemora-se mais um Dia Mundial do Animal. Este dia foi escolhido por coincidir com a data em que se assinala a morte (em 1226) de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Segundo os escritos da altura, este homem que mais tarde veio a ser santificado pela igreja católica, adorava animais, chegando mesmo a adquirir alguns para mais tarde os libertar.
Quando, há pouco mais de setenta anos, se criou este dia, poucos podiam prever que num futuro não muito longínquo esta data iria ser tão importante para a consciencialização das populações. Há que mudar as mentalidades, e acreditar que ainda é possível travar o desaparecimento de muitas espécies que estão verdadeiramente ameaçadas.
****
Um banho de democracia, ontem, no Brasil. Dilma e Serra no segundo turno. Aqui no RS já terminou com Tarso eleito de cara. Pela primeira vez os gauchos resolveram a parada no primeiro turno.
Destaque para o crescimento do PV, da Marina.