sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Rio

Segundo a Segurança Nacional, o que está acontecendo no RJ é uma resposta dos traficantes ao novo estilo de agir da policia. Ao invés de invadir o morro e depois sair, deixando a população sozinha, agora estão tomando e ficando nos principais pontos, formando, na prática, quartéis dentro de cada morro.
Ou seja, assim como em grandes cidades do mundo que sofriam do mesmo problema e hoje estão mais calmas, o RJ caminha para colher resultados positivos, após esta nova forma de combater o crime. Infelizmente os fatos atuais tem que acontecer.
Falei "mais calmas" porque o problema mesmo é mais em cima. Os traficantes mesmo não moram nas favelas, então o tráfico vai continuar, mas pelo menos com menos intensidade e sem a brutal violência.
Ah, não se pode esquecer, que a sociedade que tanto reclama da violência é fiadora dos criminosos, pois se não tivesse consumidor não haveria a guerra pelo controle dos pontos de venda de drogas.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Up and Coming Tour

Apesar da Rede Globo não considerar Porto Alegre como sendo Brasil, pois o show de Paul McCartney aqui não ganhou espaço algum no canal global, ontem pude assistir ao compacto da apresentação feita em SP.
Tudo perfeito. O cara com 68 anos tomou conta do público, falou em português, interagiu com todos e foi perfeitamente compreendido até quando falava inglês. O visual esteve impecável, com luzes, som e efeitos especiais. A seleção musical não podia ser melhor. Até o countri Obla Di Obla da, rolou. Ah, alguem notou que o Paul toca guitarra com a mão esquerda?
Destaque para o baterista Abe Laboriel Jr, um show à parte.
****
Uma juíza aposentada, fugiu de uma blitz, bateu em 7 carros e se negou a fazer os testes de bafômetro. A delegada de plantão a liberou, sem fiança nem nada.
Por muito menos um amigo meu ficou 24 horas preso (até no Central).
São essas pessoas que decidem o rumo das nossas vidas. Estamos perdidos.
****
O Inter não entregou o jogo, mesmo beneficiando o Gremio. Prova que time grande não entrega, contrario do time da Azenha que vive entregando pra prejudicar o Inter.
A nossa compensação está chegando: quem sabe é o Bi do Mundo?

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O Beijo

Acredita-se que o beijo tenha surgido 500 anos antes de Cristo, época em que os amantes começaram a ser retratados nas esculturas, na Índia.
Na teoria da evolução das espécies, o inglês Charles Darwin (1809-1882), afirma que a origem desta carícia é mais antiga. Segundo este naturalista, trata-se de uma sofisticação das mordidelas que os macacos trocavam nos seus ritos pré-sexuais.
Há também a tese de que seria uma evolução das lambidelas que o homem pré-histórico dava no rosto dos companheiros para suprir a necessidade de sal do seu organismo.
O toque dos lábios nem sempre esteve relacionado a interesse amoroso, durante a idade média ele era uma demonstração de contrato entre o senhor feudal e o seu servo.
O beijo proporciona o movimento de 29 músculos, é capaz de acelerar os batimentos cardíacos e também é uma ótima opção para se queimar calorias.
****
Aqui na aldeia dizem que a Band vai ocupar o canal da Radio Ipanema para transmitir o AM também em FM, como fazem Gaúcha e Guaíba.
O gordinho Alexandre Mota volta para o Balanço Geral, da Record, segunda feira.
Correio do Povo vai lançar um jornal pra concorrer com o Diário Gaúcho.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

MOTORISTAS

De tanto a gente ver uma quantidade de acidentes entre automóveis com enormes proporções (mortes, a pior delas), que vamos buscar uma razão para tanto: nos deparamos com a imprudência, em primeiro lugar. A pressa, a ansiedade e aquela impaciência que só os motoristas tem. Tudo isso pra ganhar 30 minutos. talvez.
São tantos absurdos que chego a concluir que muitos motoristas são retardados, mentalmente, e não deveriam estar em dia com o Detran. Os testes de habilitação são muito fracos e as punições, mais ainda.
Eles (os motoristas) fazem de tudo e pouco acontece com eles.
Ah, nem todos. Tem gente consciente, sim, por aí.
****
Mais uma vez vemos o Corinthians ser beneficiado no futebol. É vergonhoso uma equipe só obter títulos com ajuda de alguém. Em 2000 entrou num Campeonato Mundial pela porta dos fundos. Em 2005 anularam 11 partidas pra o Corinthians ser campeão. E, agora, várias mãozinhas pra levá-lo ao título novamente (que penalti achado contra o Cruzeiro, heim?). Quando vão fazer um time pra jogar limpo?

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Paul, o Enem e o Inter


Enquanto Paul McCartney esbanjou saúde, aos 68 anos, cantando, tocando, dançando e conversando com a platéia por 3 horas, sem tomar um gole de água, num grande e inesquecível show, as provas do Enem, mais uma vez apresentaram problemas. Perdemos todos com isso: os alunos, que passam o ano esperando por ela, as faculdades que começam a desacreditar na avaliação e a educação como um todo. É muita incompetência das pessoas que organizam tal exame. Mas, enfim, esse é o Brasil, onde nada é sério, onde sempre tem dinheito envolvido, custe o que custar.
Num outro plano vemos o Internacional cair muito de rendimento. Se jogar assim, não passa do primeiro adversário em Abu-Dahbi. A esperança é que estejam se poupando mesmo e na hora H, joguem pra valer. Sábado, o goleiro foi trocado e aí o zagueiro faz uma bobeada incrível. É dose.
****
Dizem por aí que o locutor Pedro Ernesto troca nomes nas narrações de futebol. Coloca um zagueiro, no Gremio, com nome de Manuel (não existe); troca placares como 4 a 2 para o Gremio num jogo que foi 5 a 1; ainda disse "afasta Lucio para o Inter", mas era jogo do Gremio, entre outras. Acho q equipe da Gaúcha muito "velha", já em condições de se aposentarem e dar espaços para os mais jovens. A Gaúcha catou todos os antigos jornalistas esportivos de outrora e agora está assim. Gagás narrando e comentando.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Radios em Porto Alegre

Sou filho de um pioneiro na comunicação em Porto Alegre. Meu pai era Darcy Reis Nunes, falecido em 1973.
Na época ela trabalhava na Radio Difusora, mas antes esteve na Radio Itaí e na Radio Continental (tudo AM, não tinha FM). Na Continental apresentava o Alvorada Soberana (das 6 as 8 da manhã) com o patrocínio da Soberana do Móveis, do Tio Marquinhos. Lembro do meu pai acordar em plena madrugada, pois era tudo ao vivo. Na Itaí tinha o Programa Tudo é Brasil, pela noite. A Itaí e a Continental eram no mesmo edifício, na Andradas. Ali perto, na Andrade Neves tinha o bar Vasco da Gama, onde todos os artistas da época se encontravam. Músicos, cantores, atores de rádio teatro, muito em moda, na época. Ele também atuava na área de propaganda, mantendo contato com todas as outras emissoras de rádio. A Pampa era na rua Fernando Machado, a Farroupilha onde hoje é a TVE. A modalidade de "comissão" por levar patrocinadores foi implantada pelo meu pai e assim era com Alvex, Café David, Refrigerantes Minuano (embrião da Vonpar), que era na Vicente Montégia, Doces Mumu além da já citada Soberana dos Móveis, entre outros.
Lembro que a Farroupilha era no 600 e a Gaúcha no 680. Um dia trocaram.
Para ilustrar, quero contar um fato: meu pai tinha um programa na Radio Difurora, aos domingos das 6 as 9 da manhã. Das 7 as 8, o Teixeirinha tinha seu programa na Farroupilha. Para enfrentar a popularidade do cantor (que era concorrente, mas amigo também) meu pai colocava, no horário das 7 as 8, só musicas do Teixeirinha. Assim combatia o concorrente com ele mesmo.
São coisas to tempo de glamour do rádio. Amadorismos que construiram a história do rádio gaúcho.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DILMA

Impossível não escrever nada sobre o fato.
Uma mulher, pela primeira vez, preside o Brasil.
Espero que venha ao encontro da minha matéria (dias atrás) que falava do "feminino e seus arquétipos" e que o modo feminino de governar venha a trazer reais benefícios à população. Cabe salientar a importante presença de Lula nesta campanha, pois transferiu votos como nunca visto. Habilidoso, driblou o prórpio PT para conseguir governar e muitas figuras do PT paulista ficaram em segundo plano.
Que tenhamos sorte nos próximos quatro anos.
Na berlinda é ela: Dilma.
****
Quero parabenizar a população de Buzios/RJ, que eu já tive o prazer de conhecer, pelo empenho em salvar uma baleia de 25t que encalhou na praia. Mais de 35 horas de tentativas, mas ela não suportou. Pude observar a tristeza que tomou conta das pessoas na hora em que ela faleceu.
Isso mostra que o nosso povo tem consiciência da importância que o ecossistema tem.