terça-feira, 26 de abril de 2011

O Gaúcho e o cavalo


Transcrevo, aqui, o texto do jornalista e escritor Juremir Machado, que fala do gaúcho, que nesse quesito, se acha o maior e os cavalos. Vale a pena ler.

Nada como uma boa provocação para fechar uma semana: esses nossos gauchões nunca entenderam coisa alguma de cavalos. Sempre fizeram pose. Tudo conversa fiada. Nunca entraram na "alma" dos bichos. Nem eles nem os caubóis americanos. É o único consolo que lhes resta. Passaram séculos convivendo com os cavalos e jamais entenderam um centavo da psicologia dos animais. Que incompetência. Que falta de capacidade de observação. Que ausência de intimidade com suas montarias e amizades. Foi preciso que um fazendeiro dos Estados Unidos viesse dar-lhes algumas lições, mostrar-lhes que o cavalo é presa, não predador.

Nossos gaúchos, sempre tão orgulhosos do seus conhecimentos sobre cavalos, nunca foram, por conta própria, além da doma na porrada. Jamais perceberam que o animal podia ser adestrado facilmente com inteligência por quem realmente chegasse a conhecer-lhe a psicologia. Gastavam semanas ferindo os cavalos, batendo, correndo, massacrando e amarrando. Entortavam alguns para sempre. Na verdade, sentiam prazer em bater nos bichos, aquela perversidade típica do macho agressivo. A maneira que tinham de lidar com os cavalos nunca passou de grossura. Aí veio esse senhor chamado Marvin Earl Roberts, conhecido por Monty Roberts, admirado por meu vizinho cavalariano, e criou a doma racional, perfeita e gentil. Provou que dá para adestrar um cavalo em 40 minutos. Sem uma paulada, sem um gesto de barbárie, sem maldades, fazendo-o correr num círculo e ganhando-lhe a confiança.

Que vexame para os caubóis americanos e para os nossos gauchões. Dormiram com os cavalos vidas inteiras e nunca perceberam o que eles sentiam, como eles reagiam a determinadas palavras e gestos. Monty Roberts faz um cavalo "aporreado", bagual que nunca se amansa na paulada, baixar a cabeça, botar a língua para fora e segui-lo como um cachorrinho em meia hora. Nossos gauchões nunca entenderam de cavalo nem de mulher. Achavam que o certo e o bom era tratar ambos na força bruta e trazê-los na rédea curta. Roberts faz o cavalo segui-lo sem qualquer corda, magnetizado. Sim, sei, tudo isso é muito velho. Sim, imagino, existem outros que também ajudaram a descobrir ou a praticar a doma racional. Sim, claro, aceitarei suas explicações. Mas serei categórico: nunca conseguiram encantar os cavalos.

É a prova de que convivência não é sinônimo de conhecimento. Tem gaúcho por aí com saudades da doma tradicional, tão lúdica para quem gosta de selvageria, ou que ainda a pratica por gosto pela violência esportiva. Eu esperava mais dos gaúchos. Esperava que tivessem descoberto a doma racional, que tivessem penetrado antes de todo mundo na psicologia dos cavalos, que tivessem desvendado o mistério do diálogo com esses animais baseado em palavras como carinho, amor e confiança. Definitivamente, peço mil desculpas, mas nossos gauchões tão gabolas e brutos nunca entenderam nada de cavalos. Deve ser por isso que ainda gostam de exauri-los e até matá-los em caminhadas inúteis por serras e litorais.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA, LEITORES!


O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma.

O cacau, cujo nome científico em grego é* Teobroma Cacau*, quer dizer: o néctar dos deuses. Seu sabor e sua força energética sempre foram reconhecidos em toda a Europa. Ao tomar o formato de um ovo, representou mais intensamente a força rejuvenescedora da vida. O ovo de chocolate é, portanto, o símbolo da vida.

Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. Convém lembrar que, embora eles apareçam associados aos ovos, até hoje não se viu um coelho que botasse um ovo, muito menos de chocolate.

A cruz mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no calvário de Jesus Cristo. Desde a ano 325 d.C. é considerada como símbolo oficial do cristianismo.

Na celebração do sábado de Aleluia, véspera do domingo de Páscoa, é feita
a bênção da água que será utilizada nos batismos durante o ano. Cristo é a
verdadeira água, fonte de vida.

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho. O pão e o vinho eram, na Antigüidade, a comida e bebida mais comuns. Jesus Cristo se serviu desses alimentos para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.
As vestes brancas usadas na celebração pascal retomam a passagem referente à transfiguração de Cristo (na qual as vestimentas de Jesus se tornaram resplandecentes de brancura.) O branco simboliza a pureza, a paz e a plenitude.

As velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então, acendem suas próprias velas e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais.

No Sábado Santo a celebração católica é iniciada com a bênção do fogo,
chamado de "fogo novo".

O círio pascal é aquela grande vela decorada que tem a cruz como desenho central. Simboliza a luz dos povos, em Cristo. As palavras " Alfa e Ômega" nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Colomba ou Pomba Pascal - De origem italiana, a colomba é bem semelhante ao
panetone de Natal, mas com o formato de uma pomba, que representa a vinda do
Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita. Além do que a
pomba é também um símbolo da almejada paz.

Aproveitando as informações desta época tão importante para a Cristandade, desejamos a todos uma Feliz Páscoa.

(colaborou a leitora Dulcinéia).

segunda-feira, 18 de abril de 2011

IDIOTA

Idiota é uma pessoa que não se ama, não se dá o devido valor e consequentemente ninguém o ama.... Um idiot, também, é uma pessoa que adora enganar os outros, mas que no fundo acaba se enganado mais ainda pois tudo o que fazemos de ruim volta para nós em dobro...é uma pessoa sem conteúdo, oca por dentro....acéfalo.

Definição formal (psiquiatria) - adj. e s.m. e s.f. Diz-se de, ou indivíduo estúpido, falta de inteligência, de bom senso. / Diz-se de, ou pessoa retardada, cuja idade mental não passa de três anos (Q.I. inferior a 20). (Sin.: débil mental.) / — Adj. Que denota estupidez: riso idiota.

Toquei nesse assunto porque, ultimamente, tenho visto tanta idiotice que fui pesquisar e ver o que é um idiota. Graças à Deus nosso leitores de verdade, não estão nesta categoria.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

VOZ

Dia 16/4 é o dia da voz. Se você gosta da sua voz, coma maçã. Segundo a revista Mundo Estranho, ela limpa naturalmente sua boca e a faringe, ao ser engolida raspa esses dois órgão, evitando que a saliva grossa chegue à laringe. Favorecendo, inclusive, a boa articulação das palavras, pois exercita todos os músculos interiores da boca. Cuide da voz. **** Fazer plebiscito, referendo ou qualquer outra coisa parecida não vai resolver o problema das armas. Ou investe-se o dinheiro gasto com o enriquecimento dos políticos em prol da nação brasileira, acabando coma impunidade e com uma fiscalização efetiva, ou vamos conviver com esse tormento a vida inteira. OU temos atitude ou a matança continuará. **** Boa dica de novela, diferente da mesmisse da Globo: no SBT, Amor e Revolução trata de uma época em que muitos não viram e outros esqueceram. Vale a pena ver. Outra: humor de ótima qualidade: Adnet ao Vivo, na MTV. O cara é muito bom.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Direito dos Homens e a baixaria

Noticia de Zero Hora, sexta feira, dia 8/4: Veja quadro ao lado, clique nele para ampliar. Acho bom as pessoas se colocarem nos seus lugares, pois as coisas estão mudando. **** Existe uma pessoa, e só uma, que está tentando denegrir minha imagem, fazendo sites falsos, colocando de tudo pra me atingir. Primeiro, não escrevo com erros de gramática ou ortográficos. Aí todo mundo já matou e sabe que não sou eu. Então, não adianta inventar coisas se o problema está nessa pessoa. Se receberem alguma coisa em meu nome, ignorem, não aceitem, pois não envio e-mails e sim coloco aqui no Blog o que quero dizer pra vocês. **** Melhor que Celso Roth, Falcão fará. Espero que não entregue informação apenas pros repórteres da RBS, com quem mantém vinculo e é casado com a filha de um diretor. O Inter tem ótimos jogadores, administrá-los e distribuí-los em em campo é sua tarefa. Sorte pro Falcão. **** A imprensa paulista não muda mesmo. Chamadas do Sportv para o jogo do Santos contra o Americana parecia um acontecimento fora do normal, ou seja, era um super time, o melhor do mundo que ia entrar em campo. O que eu vi, foi um toca-toca de bola, sem objetividade, com estrelas pouco ativas e um treinador chorão. Ah, ainda roubaram um gol da Americana. Por isso que os maiores títulos das duas últimas décadas estão aqui com Gremio e Inter. Aqui é sério.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Um ataque cardíaco feliz

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2 Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes..

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado.. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.

Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.
Duvido que voce não tenha um belo infarto se seguir os conselhos acima!!!


IMPORTANTE:


Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo(direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.

Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram... Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.

Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!!

Colaboração: Dr. Ernesto Artur