quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A LIDERANÇA

Existem dois tipos de liderança: a pessoal e a hierárquica.
A pessoal, o nome já diz, vem da admiração por alguém competente, que sabe tratar a pessoas, que não tem soberba e, principalmente, tem caráter. Isso faz a pessoa ser querida, o que ajuda a ter uma equipe unida e coesa, resultando num trabalho com motivação e voltado para o bem da instituição.
Já a liderança hierárquica é oriunda de indicações políticas e, no serviço público, partidárias, o que, na maioria das vezes, são pessoas incompetentes, sem nenhum conhecimento da área, porque os eleitos devem favores e tem que indicar seus amigos. Isso tudo resulta em desmotivação do grupo, péssimos resultados e um afundamento gerencial resultante de uma crise administrativa. Numa empresa privada isso acontece menos, mas no serviço público é muito comum.
Essa liderança, então, que não é pessoal, precisa demonstrar seu poder. Como não tem competência, preocupa-se com pequenas coisas, totalmente  irrelevantes, deixando os problemas realmente importantes sem solução, utilizando o constrangimento e terrorismo como prática.   E como não precisa mostrar resultados positivos ( o serviço público vive de oratória e jogo de palavras ), basta ser bom de conversa e enrolar a todos.