quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Lembranças do Radio Portoalegrense

  


   Ao olharmos as histórias "oficiais" do rádio, nada se vê sobre fatos que realmente foram importantes. Muita coisa ninguém sabe ou não interessa publicar. Mas aqui vou colocar minha memória pra funcionar.
   Meu pai (Darcy Reis Nunes), foto acima,  foi da vanguarda do rádio da capital gaúcha e é pouco lembrado. Eu o acompanhava muitas vezes entre emissoras e anunciantes, pois, segundo meu tio Roque, ele que criou a tão usada hoje "participação nos anúncios", ou seja, ele recebia um salário fixo de onde trabalhava, mais uma comissão sobre os anunciantes que ele levava para os seus programas. Entre eles estavam: Soberana dos Móveis, Café Davi, Alvex, Minuano Limão, Doces Mumu entre outros tantos.
   Eu lembro da Rádio Caiçara em Canoas, uma casinha velha, bem distante, inclusive com algumas galinhas ciscando em volta. Lembro de ter ido na casa da dupla Prateado e Belinho (foto abaixo), na rua Rio Grande do Sul, no Mathias Velho, em Canoas.
   Tinha também o casal Nelson e Gianete, frequentadores de nossa casa e que animavam muitos bailes pela região metropolitana. Ela era uma acordeonista de primeira, veja foto a seguir.
   Gildo de Freitas e Portela Delavi (junto com Orlando Muller) na foto seguinte faziam parcerias com eu pai, inclusive em letras de músicas, como o Baile dos Cabeludos.
   Tudo isso acontecia nos programas Alvorada Soberana, na Continental; Tudo é Brasil na Itaí, depois Difusora. E tinha à noite também, pois meu pai nunca parava.
   Em outra postagem continuo a falar do inicio do radio.
   As fotos postadas são do arquivo de Dari Simi.

Nenhum comentário: