sexta-feira, 29 de outubro de 2010

AS BRUXAS


Elas existem? Dizem que sim...

Mas é aquela bruxa má (de chapéu preto, nariz comprido e risada sarcástica) ou uma bruxinha bonitinha, cheia de poderes?

Na real, o que mais se fala é nas bruxarias que assustam, pois há uns 2500 anos o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, eles colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

No Brasil é bem recente a comemoração, chagada pelos norteamericanos, principalmente vinda da televisão. Os cursos de lingua inglesa incentivavam os alunos a valorizar a data.

Sem muita divulgação, foi criado o Dia do Saci (também em 31/10) para que o nosso rico folclore não fosse esquecido.

Um comentário:

Dulce disse...

Acho que os homens devem tomar cuidado com as bruxinhas bonitinhas de fala mansa e outros poderes... rsrs
è muito importante valorizar o que é nosso e esse projeto de lei foi bem criado. Temos uma cidade aqui no interior de São Paulo chamasse Botucatu onde foi criado Associação Nacional de Criadores de Saci, com sede no município, evidentemente com o intuito de divulgar o folclore. A partir daí, passou a ser também conhecida como a Capital Nacional do Saci.
A região de Botucatu é, por muitos, considerada mistica dada a quantidade de lendas que a envolvem tais como: A Rota de passagem para os Incas conhecido como Caminho do Peabiru; Local de rituais dos Incas e outros povos pois existe um conjunto de elevações rochosas conhecida como Três Pedras, que vistas de longe parecem um gigante deitado , la se faziam os rituais.Hoje em dia existem pessoas que vão para este local acampar em busca de retiro espiritual, apesar do grande número de cobras no local.
E a lenda do folclórico Saci. Este clássico do folclore brasileiro encontrou em Botucatu o seu lar. Imortalizado pelos moradores - que fazem questão de dizer aos visitantes que já viram um Saci.
Bom feriado, e que o "saci" haja na cabeça de quem for eleito para temos um futuro melhor