quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Um bom churrasco

Na Semana Farroupilha, nada cai tão bem na mesa do gaúcho do que o churrasco. Essa também é uma boa oportunidade para reunir os amigos e preparar o prato que é a cara do Rio Grande do Sul. Mas saber escolher bem a carne (picanha, contra-filé, maminha, costela e vazio são bastante indicadas) e manejar os espetos são segredos que só a prática ensina. Veja abaixo algumas dicas de como fazer bonito em frente à churrasqueira.
Segredos da carne — O preparo de um bom churrasco começa com uma carne de qualidade. O corte deve ser feito sempre contra as fibras da carne — A qualidade do carvão também é questão fundamental para o sabor do prato. Asse a carne somente na brasa, para o carvão não soltar fumaça no assado — Asse com o lado do osso para baixo e a gordura para cima — Antes da carne ir para o fogo, salgar novamente para garantir o sabor — O churrasco deve ser feito com calma. A pressa pode ser a inimiga número um — O tempo de assar depende do tipo de carne. A costela deve ser assada com pouco fogo e ficar na churrasqueira por, no mínimo, uma hora. A picanha leva de 15 a 20 minutos, e o vazio, 30 a 40 minutos — Antes de servir, bata a carne para tirar o excesso de sal
****
Como tem gente que não gosta ou não pode com a carne mais gordinha, coloca-se, às vezes, um franguinho (o galeto) que deve ser temperado com antecedência, com sal, vinagre, sálvia e alho.
Lembro que grelha é para peixe. Tem espeto para todo tipo de carne. Falo isso por que já vi, no centro do país, churrasco na grelha, com cortes tipo "bife". Isso não é churrasco de verdade.
E lembre-se: o melhor da festa é esperar por ela.
****
Saúdo a Luciana que volta ao nosso time de comentaristas e fico feliz por estar bem. Seja bem vinda e não desapareça mais.
****
Minhas amigas comentaristas lembraram que muito mais importante que as rugas é o nosso interior. Muito bonito. Mas se fosse assim, não teríamos uma quantidade enorme de produtos de beleza no mercado acompanhados das suas respectivas consumidoras.
****
Nosso Blog está completando dois anos de vida. Foi em setembro de 2007 que começamos. Espero poder continuar com as informações, curiosidades e o que é mais importante: proporcionar a interatividade aos leitores, através dos seus comentários. Obrigado, galera.

6 comentários:

Tania disse...

Olá, acredito que o mais dificil, para nós de outros estados, é comprar a carne ideal. Pois não sabemos se é macia, se tem sabor, coisas assim. Mas mesmo assim vamos tentar fazer esse churrasco aqui em Volra Redonda, RJ.

João Angelli disse...

BOM GENTE FAZER UM BOM CHURRASCO É UMA ARTE. A PESSOA TEM QUE GOSTAR DO QUE ESTA FAZENDO, DEVE CURTIR O MOMENTO. PARA O BOM ASSADOR NÃO TEM CARNE RUIM, POIS ELE DEVE SABER ESCOLHER O PRODUTO A SER ASSADO. OUTRA COISA CHURRASCO É ÓTIMO TEMPERADO SOMENTE COM SAL GROSSO. ISSO VALE PARA A CARNE E O FRANGO.

O FOGO:

Pouca gente cuida do fogo com a devida atenção.
O carinho com as brasas é fundamental.
Pode-se estragar carne maravilhosa com um fogo mal feito, mas com o braseiro certo já se salvou muita carne meia-boca.
O fogo deve ser aceso com uma certa antecedência, para poder queimar o carvão, eliminando a fumaça inicial que deixa cheiro e gosto ruim na carne. O ideal é colocar a carne com as brasas bem acesas e com aquela camadinha de cinzas se formando.

Um dos segredos do assador é saber regular essa distância para cada tipo de carne ou de corte.
Carne muita perto do fogo "sapeca" fica queimada por fora e a crosta evita assar por dentro.

Carne muito alta só cozinha e perde o gosto.

E ASSIM VAI....

EU ADORO ESPETAR UMA CARNE.

luciana disse...

HUMMMMMMMMMMMMMM,TANTA RECEITA ME DEIXOU COM AGUA NA BOCA.....AS DICAS DO JOÃO E DO PAULO FORAM VALIOSAS,VOU REPASSÁ-LAS PARA OS MINEIRINHOS AQUI QUE NA VERDADE COSTUMAM CORTA A CARNE COMO BIFE E COLOCAR NA GRELHA.....FICA HORRIVEL!HÁ,QUE CARNE É ESTA QUE VCS CHAMAM DE VAZIO?TRADUZAM POR FAVOR.........CHURRASCO É BOM DEMAIS E MELHOR AINDA PQ AS MULHERES SENTAM E ESPERAM SEREM SERVIDAS,KKKKKKKKKKKK,BJOS GAROTOS E GAROTAS,E UM ESPECIALMENTE PRA VC RAUL QUE ACABO DE CONHECER

João Angelli disse...

BOM O VAZIO TAMBÉM É CONHECIDO COMO FRAUDINHA.
É UMA CARNE BASTANTE MACIA, CARNE SEM OSSO E ÓTIMA PARA ASSAR NA BRASA.

Raul Pitbull disse...

Só voces gaúchos mesmo. Vazio é uma coisa sem nada, oras.
Mas falando sério, adoro um bom churrasco, principalmente se apretitivado com uma caipírinha de vodca. Um dia vamos nos juntar e saborear um churrasco feito pelo Fachel e o João. Ah, João, tu gosta de espetar? Eu tenho uma carne especial aqui pra ti. Hahahaha.

Unknown disse...

Bem...eu não entendo nada de churrasco rssss

Parabéns a este blog que já se mantém por 2 anos e de um nível excelente que nem se compara aos blogs de muitos famosos por aí.