Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que deram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: "De seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
Tudo isso pra dizer que a origem do dias dos namorados é essa. Dia de São Valentim. Aqui no Brasil, é em 12 de junho, eis que surgiu no comercio paulista e depois adotada por todo o país.
Apesar de achar que qualquer data é simbólica, com pitadas comerciais, desejo a todos que amam “um feliz dia dos namorados” e, que, continuemos amando e tratando com carinho, compreensão, sinceridade e amizade aquelas pessoas que escolhemos para estar ao nosso lado.
****
Dois pousos forçados nas últimas horas reforça minha preocupação com a navegação aérea no mundo. Onde isso vai parar?
Mudança nos domingos na TV aberta: Gugu está indo para a Record (por simples 3 milhões mensais) e a turma do Pânico vai pro SBT. Quem viver verá...
Começa neste sábado, dia 13, em Porto Algre a programação da TV+. No canal 13 da Net.
3 comentários:
Postar um comentário